terça-feira, agosto 01, 2006

Os 10 Mandamentos de Sam Walton

Estou abrindo o meu blog com uma mensagem do Sam Walton, o maior empreendedor do século, para que você possa refletir.

Veja os dez mandamentos criados por Sam Walton, o “Tio Sam”, como era chamado pelos funcionários, fundador da Wal-Mart, maior rede varejista e maior empregador privado do planeta.

1. Comprometa-se com o seu negócio. Acredite nele mais do que em qualquer outro.

Creio ter superado as minhas deficiências pessoais pela simples paixão pelo meu trabalho. Não sei se você nasceu com esta paixão, ou se pode aprendê-la. Mas sei que precisa dela. Se você gosta do seu trabalho se dedicará a ele todos os dias, tentando fazê-lo da melhor maneira, e dentro em pouco todos a sua volta pegarão esta paixão de você: - como uma doença.

2. Divida os lucros com todos os seus colaboradores e os trate como colaboradores.

Por sua vez, eles o tratarão como sócio, e juntos vocês terão um desempenho muito superior às maiores expectativas. Continue sendo uma empresa e conserve o controle se quiser, mas comporte-se como um líder na sociedade. Estimule os seus colaboradores a terem participação na companhia. Ofereça ações com descontos e ofereça-as quando eles se aposentarem. Foi a melhor coisa que fizemos.


3. Motive os seus parceiros. Dinheiro e ações não são suficientes. Estabeleça objetivos elevados, estimule a competição.

Constantemente, dia a dia, pense em maneiras novas e mais interessantes de incentivar e desafiar os seus colaboradores. Fixe metas elevadas, estimule a competição, e registre o desempenho em pontos. Faça apostas com prêmios extravagantes. Se isto perder a novidade, faça combinações: promova troca de funções entre gerentes para manter o desafio. Mantenha todos em suspense quanto a sua próxima idéia. Não se torne muito previsível.

4. Comunique tudo o que você puder aos seus colaboradores.

Quanto mais eles souberem mais compreenderão. Quando se interessarem não vão parar. Se você não confiar nos seus auxiliares e deixarem que saibam o que está acontecendo, eles sentirão que você não os considera como sócios. Informação é poder e o ganho que você tem em dar poder aos seus colaboradores mais do que compensa o risco de que estas informações cheguem aos seus concorrentes.

5. Demonstre reconhecimento por tudo o que seus colaboradores fazem pela empresa. Todo mundo gosta de ser reconhecido.

O cheque de pagamento e a opção para compra de ações compram um tipo de lealdade, mas todos nós gostamos de saber o quanto alguém aprecia o que fazemos por eles. Gostamos de ouvir isto com freqüência, especialmente quando fazemos alguma coisa de que realmente nos orgulhamos. Nada substitui perfeitamente algumas palavras de elogio, bem escolhidas, sinceras e oportunas. Elas não custam absolutamente nada – e valem uma fortuna.

6. Celebre seus sucessos, encare seus erros com bom humor, não se leve tão a sério. Relaxe.

Relaxe, e todos a sua volta relaxarão. Divirta-se. Mostre entusiasmo – sempre. Quando tudo mais falhar, ponha uma fantasia e cante uma canção boba. Faça que todos cantem com você. Não dance a Hula em Wall Street, eu já fiz isto. Pense num número que seja seu. Tudo isto é mais importante, e mais engraçado, do que você pensa, e realmente engana a concorrência. “Por que vamos levar a sério àqueles malucos da Wal-Mart?·”.

7. Escute todo mundo na sua empresa e arrume um jeito de mantê-los falando.

As pessoas na linha de frente – as que falam com o cliente, são as únicas que realmente sabem o que está acontecendo ali. É melhor descobrir o que elas sabem. Qualidade total é isto. Para delegar responsabilidade em uma organização, e fazer com que boas idéias fermentem junto com as responsabilidades, você tem de ouvir o que os seus associados estão tentando dizer.

8. Ultrapasse as expectativas dos seus consumidores. Se você fizer isso, eles voltarão todos os dias.

Dê-lhes o que querem - e um pouco mais. Faça-os sentir que você os aprecia. Procure aproveitar-se de todos os seus erros e não apresente justificativas – peça desculpas. Assuma tudo o que faz. As duas palavras mais importantes que já escrevi estavam na primeira tabuleta da Wal-Mart: “Satisfação garantida”. Elas continuam ali e fazem a diferença.

9. Controle suas despesas melhor que seus competidores.

É ai que você poderá encontrar sempre a vantagem competitiva. Durante 25 anos de atividades – muito antes que a Wal-Mart fosse conhecido como a maior companhia de varejo do mundo – nós éramos os primeiros do ramo na menor proporção entre despesas e vendas. Você pode cometer muitos erros e recuperar-se, se tiver uma empresa eficiente. Ou pode ser brilhante e fechar as portas, se for muito ineficiente.

10. Nade contra a corrente, ignore o senso comum e prepare-se para ser criticado.

Ande no caminho inverso. Não leve em conta a sabedoria convencional. Se todos estão fazendo de um jeito. Há uma boa possibilidade de que você encontre o seu espaço se fizer exatamente o oposto. Mas esteja preparado para ser condenado por muita gente, que lhe dirá que está no caminho errado. Acho que em toda a minha vida o que ouvi com mais freqüência foi: uma cidade com menos de 50 mil habitantes não pode manter uma loja de ofertas por muito tempo.

São regras bastante comuns, pode se dizer até mesmo simplistas. O difícil, o verdadeiro desafio, é imaginar constantemente maneiras de executá-las. Você não pode simplesmente continuar fazendo o que deu certo uma vez, porque tudo a sua volta está mudando. Para ter sucesso, é preciso estar à frente dessa mudança.

Sam Walton chamava seus empregados de sócios ou colaboradores.

Sam Walton, com possível exceção de Henry Ford, foi o empresário mais bem sucedido do planeta.

A Wal-Mart faturou, no ano de 2005, a quantia de 219 bilhões de dólares, á frente da General Motors, com 177 bilhões de dólares, líder mundial no setor automobilístico e da Exxon-Mobil, com faturamento de 172 bilhões de dólares, gigante do setor petrolífero.