terça-feira, março 20, 2007

DECLARAÇÃO INFELIZ DO PRESIDENTE DO ATLÉTICO


O América ganhou um aliado para tentar evitar o rebaixamento ao Módulo II do Campeonato Mineiro. Nesta segunda-feira, o presidente do Atlético, Ziza Valadares, cogitou uma virada de mesa para que o Coelho, caso a queda seja confirmada em campo, permaneça na elite do futebol mineiro.
“Confesso que nunca pensei em virada de mesa. Mas o América não pode de maneira alguma ficar fora do Campeonato Mineiro. Na minha visão de presidente do Atlético, o América é imprescindível. Atlético e Cruzeiro são as duas maiores forças e o América é o fiel da balança”, afirmou o dirigente alvinegro.
Após o clássico de domingo, vencido pelo Atlético por 2 a 0, o América ficou em uma situação muito complicada na competição. O Coelho está na lanterna, com apenas quatro pontos ganhos em oito jogos. A Caldense, primeiro time fora da zona de rebaixamento, tem nove pontos. Para evitar o descenso, o América precisa de três vitórias nas últimas três rodadas, além de uma combinação de resultados.
“Espero que a gente não precise fazer nada. Ainda restam três rodadas e o América pode se salvar”, afirmou Ziza Valadares, que fez questão de dizer que não foi procurado por nenhum dirigente americano pedindo ajuda.
Caso o América não evite o rebaixamento, uma das alternativas, de acordo com Ziza, seria aumentar o número de participantes do Estadual no ano que vem.
“Não sei se seria uma virada de mesa. Eu só acho que o América é importantíssimo para o Campeonato Mineiro. Se for o caso, a gente pode ampliar o número de participantes no ano que vem. Trazer um Uberaba, um Uberlândia, voltar com o Válerio. Não sei, estou pesando alto”, disse Ziza. “Quanto mais nós restringirmos o campeonato, mais vamos dificultar a participação de equipes do interior. Mas a minha preocupação é em relação ao América”, acrescentou.
O presidente do Atlético também não soube dizer quais problemas uma virada de mesa poderia acarretar. “Que diferença fará se nós subirmos dois clubes e permanecermos com 12 no módulo I ou se aumentarmos o número de participantes, com a junção de dois módulos por exemplo? Eu não sei. Confesso a você que eu sou pato novo, como disse o Zezé Perrella (vice-presidente de futebol do Cruzeiro)".
Como exemplo, Ziza Valadares citou a fórmula de disputa do Campeonato Paulista. Em São Paulo, o Estadual é disputado na mesma fórmula do Campeonato Mineiro, mas por 20 equipes. Oito a mais que em Minas Gerais.
Tradição
A maior preocupação de Ziza é fazer com que o América não acabe. “No clássico de domingo, tinham 21 mil torcedores no estádio. Eles não tinham nem 500 torcedores. Se nós permitirmos, o América vai acabando e podemos perder um clube de tradição”, afirmou.
Questionado se estaria apoiando a incompetência da diretoria do América, Ziza afirmou: “Não o sei se é apoiar a incompetência. Só acho que o América ficar de fora não é bom nem para nós nem para vocês (imprensa). O América é um time formador de jogadores, como Gilberto Silva, Fred, Wagner
O presidente do Atlético perdeu a maior oportunidade de ficar calado. Não cabe mais no futebol de hoje uma virada de mesa. Estamos tentando moralizar o nosso esporte maior e uma virada de mesa seria um retrocesso tremendo.