terça-feira, março 13, 2007

BRONCA GERAL NO CRUZEIRO


Os maus momentos do Cruzeiro neste começo de temporada incomodaram o técnico Paulo Autuori, que foi muito claro na conversa com os jogadores, ontem de manhã, na Toca da Raposa. Disse que não admite mais expulsões e nem que a equipe entre em campo como se “estivesse dormindo”, referindo-se ao primeiro tempo em que perdeu por 1 a 0 para o América (depois virou para 2 a 1) e à segunda etapa contra o Ipatinga, quando, praticamente, ficou assistindo ao adversário jogar e saiu derrotado por 3 a 1, depois de conseguir a vantagem nos primeiros 45 minutos.
As informações foram dadas por André Luís: “Ele foi duro e vamos ter de mudar nosso comportamento”, contou o zagueiro. A primeira boa oportunidade será amanhã, contra a Portuguesa, às 21h45, no Canindé, em São Paulo, no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Se o Cruzeiro vencer por uma diferença de dois gols, elimina o jogo de volta, marcado para 4 de abril, no Mineirão. Na primeira fase, não conseguiu, pois empatou por 0 a 0 com o Veranópolis, no Rio Grande do Sul, e venceu por 1 a 0, no Mineirão.
Por enfrentar um adversário tradicional, o Cruzeiro está certo de que a marcação não será tão rígida como a dos gaúchos e as condições serão melhores. Para evitar nova decepção, o técnico começou a testar o que pretende pôr em prática no Canindé. Como o lateral Fábio Santos não pode jogar, por cumprir suspensão automática pela expulsão contra o Veranópolis, no Mineirão, Jonathan vai entrar como lateral-esquerdo. A camisa titular ainda não é sua, mas o técnico lhe pediu para se preparar porque está nos planos. A outra opção seria Sandro, que em todas as vezes que foi aproveitado este ano, demonstrou eficiência. Só que o jogador continua com o joelho direito inchado e mais uma vez fica de fora da delegação.
A novidade é a presença de Anderson, que em 25 de janeiro conquistou o título da Copa São Paulo de Juniores e fará a primeira viagem com os profissionais, depois de 15 dias de treinos. Autuori sempre disse que, no futebol, não se pode atropelar os fatos: “Vamos fazer um intercâmbio maior com a base, porque não se pode, de imediato, aproveitá-los. É preciso uma adaptação e um preparo”. Anderson, de 18 anos, está em vantagem em relação a Rafinha, que veio do São Bernardo, e Guilherme, os outros promovidos. Tanto que participou de todos os coletivos a partir da apresentação, em 26 de fevereiro, e dos treinos especiais e cruzamentos na área, mostrando qualidade.
Retorno Tudo indica que Jonathan na lateral e Gladstone na zaga – volta depois de cumprir suspensão automática pelo cartão vermelho contra o América – serão as duas mudanças na equipe, em relação à formação da derrota para o Ipatinga. Hoje, Fábio Santos e Gladstone (expulsões contra o Veranópolis) serão julgados no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio. Gladstone está incurso no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), agressão física, que prevê pena de 120 a 540 dias de suspensão. O Cruzeiro está seguro de que vai conseguir a absolvição. Se ele for punido, Thiago Heleno continua na zaga.
O treino final será pela manhã na Toca e, no começo da tarde, haverá a viagem a São Paulo, com retorno quinta-feira. Sábado, o Cruzeiro enfrenta o Tupi, às 16h, no Mineirão, pela oitava rodada do Estadual.