sexta-feira, março 09, 2007

GALO COM OBRIGAÇÃO DE VENCER EM CASA


Numa situação ainda complicada na tabela, o Atlético conta com a força da torcida para conquistar a vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro. Restam cinco jogos e o Galo precisa somar 11 pontos, dos 15 que disputará, para terminar a primeira fase entre os quatro melhores. Três partidas serão em Belo Horizonte, a começar pela de domingo, contra o Democrata-SL, no Mineirão. Depois, o alvinegro enfrenta o América, também no estádio da Pampulha, e o Ipatinga, no Independência – o Mineirão está reservado para um show. Para alcançar a meta, no entanto, o Atlético terá de fazer valer o mando de campo, o que ainda não conseguiu neste Estadual: é o único time que não venceu como mandante.
A equipe alvinegra até comemorou vitória diante de seus torcedores, nos 3 a 1 sobre o Cruzeiro, no Mineirão. Mas, no clássico, o mando era do arqui-rival. Nos outros dois jogos em casa, perdeu um (3 a 2 para o Villa Nova, de virada) e empatou por 0 a 0 com o Rio Branco, tendo o pior aproveitamento dos 12 times que disputam o Estadual.
O melhor mandante é a Caldense, que não perdeu no Ronaldo Junqueira. Democrata-GV, Ituiutaba, Tupi e Villa Nova também estão invictos em seus campos. Mas de nada adianta ter bom aproveitamento em casa quando não se consegue pontos fora. O rendimento do Democrata-SL só é pior do que o de Caldense, Cruzeiro, Ipatinga e Democrata-GV, deixando sete equipes para trás. Ainda assim, o Jacaré amarga a penúltima posição no Mineiro.
ALIADO
Os jogos no Mineirão foram decisivos para o Atlético, na bem-sucedida Série B do Campeonato Brasileiro. Dos 19 jogos em casa, o alvinegro venceu 15, empatou três e perdeu apenas um. Foram 15 partidas consecutivas sem derrota, numa invencibilidade que começou em 27 de maio do ano passado, no empate por 1 a 1 com o Vila Nova-GO, para só acabar na estréia no Estadual deste ano, diante do Villa, em 21 de janeiro.
Outra semelhança que os jogadores esperam que se repita é o andamento das campanhas. Na Segunda Divisão, o Galo também teve início irregular, engrenou e chegou ao título. “A Série B é um bom exemplo e vamos nos espelhar nele para conseguir nossa classificação no Mineiro”, diz o armador Marcinho, um dos destaques da Série B e que vem mantendo o nível no Estadual.
Ele acredita que o time está no caminho certo, apesar de destacar que não será fácil conseguir a pontuação necessária para a classificação: “Está complicado e, se não tomarmos cuidado, vai ser difícil de nos classificarmos. Vitória se tornou obrigação, ainda mais no Mineirão, onde deixamos escapar pontos importantes. Mas é com trabalho, esforço e dedicação que conseguiremos a nossa vaga nas semifinais”.
O zagueiro Marcos é outro que torce para que o Galo tenha o mesmo desfecho da Série B: “Tomara que, novamente, seja assim e que nossa recuperação culmine no título. A equipe deu uma melhorada, porém ainda temos oscilado muito. Esses altos e baixos não podem se repetir, porque o campeonato está chegando à reta final”.