sexta-feira, março 02, 2007

AMÉRICA SEM DIREITO A TROPEÇOS


O América não pode mais perder, se pretende se classificar para a semifinal do Campeonato Mineiro. Com 4 pontos, para não depender de outros resultados, o Coelho precisa chegar a 20. Nos seis jogos restantes da primeira fase, o time tem de vencer cinco e empatar um, conseguindo 88,8% de aproveitamento.
Os cálculos são do site Chance de Gol (
www.chancedegol.com.br), do matemático Marcelo Arruda. Com 20 pontos, um time tem 99,9% de chances de se classificar. A boa notícia é que dos seis jogos, somente um será no interior, contra o Rio Branco, em Andradas, dia 28, pela 10ª rodada.
Os outros cinco serão em Belo Horizonte, mas dois estão programados para o Mineirão, os clássicos contra o Cruzeiro, seu próximo adversário, e Atlético, dia 18. De acordo com os cálculos de Arruda, o Coelho tem apenas 2,1% de chances de se classificar para a seminal.
Mas vale ressaltar que o América disputa um campeonato à parte. O grande objetivo é garantir uma das três vagas de Minas para a Série C do Campeonato Brasileiro deste ano. Para tanto, na pior das hipóteses, é preciso terminar o Estadual em sexto lugar, desde que Atlético e Cruzeiro, que estão na Série A, e Ipatinga, na Série B, terminem a competição nas três primeiras posições.
“Estamos numa situação delicada na classificação e, portanto, precisamos desses três pontos, mais até que o próprio Cruzeiro. Então, iremos em busca da vitória,”, garante o atacante André.
Ontem, o técnico Vantuir Galdino dividiu os jogadores em dois grupos no Centro de Treinamento Lanna Drumond. Dos zagueiros e volantes, ele exigiu bastante em termos de marcação. Já os laterais, armadores e atacantes aperfeiçoaram cruzamentos e finalizações. Hoje, às 16h, a equipe treina no Mineirão, local do clássico de domingo.
A diretoria americana ainda está inconformada com o fato de o jogo ter sido marcado para o estádio da Pampulha, apesar de o Coelho ser o mandante. Ontem, os dirigentes encaminharam um protesto formal à Federação Mineira de Futebol (FMF), evidenciando toda a insatisfação com o episódio.