quarta-feira, março 28, 2007

AMÉRICA: 95 ANOS DE HISTÓRIA EM JOGO

A crise do América pode ter seu clímax hoje, quando o time entra em campo, às 19h30, para enfrentar o Rio Branco, em Andradas. Em caso de derrota ou empate, o Coelho estará rebaixado para o Módulo II do Campeonato Mineiro, pela primeira vez em quase 95 anos de história, que serão completados em 30 de abril. A vitória significa a sobrevida da equipe, que, matematicamente, continuará com chances de se manter na Primeira Divisão, porém sem depender somente de seus resultados.
A fria estatística machuca o torcedor americano, contudo, é apenas o reflexo dos caminhos errados dos dirigentes do clube, nos últimos anos. Desde o descenso para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2001, o time entrou em queda livre. A derrocada começou justamente depois de uma fase áurea, na qual o Coelho revelou muitos talentos e, com um grupo formado essencialmente por pratas da casa, chegou aos títulos da Copa Sul-Minas (2000) e do Mineiro (2001).
As escolhas equivocadas no departamento de futebol, associadas a um crescente rombo financeiro, levaram o América ao pior momento de sua história. Os primeiros efeitos foram sentidos em nível nacional: participações decepcionantes na Copa do Brasil e o retorno à Série C, em 2004, depois de 15 anos. Agora, afetam a equipe no Estadual. O fantasma do rebaixamento no Mineiro já dera o alerta em 2005. O Coelho se salvou, mas não aprendeu a lição.
Enquanto todas as opções matemáticas não se esgotarem, o time precisa lutar, destaca o técnico Procópio Cardoso, contratado para tentar um milagre, nas últimas quatro rodadas da competição. Nos dois primeiros jogos, a mudança de comando nada ajudou, com o time sendo derrotado por Atlético (2 a 0) e Villa Nova (2 a 1). A sorte, no entanto, contribuiu para evitar – ou, pelo menos, adiar – o pior e a combinação dos outros resultados deu um sopro de vida à equipe.
Além de fazer sua parte esta noite, o América terá de voltar suas atenções para as partidas de seus concorrentes diretos na luta contra a queda para o Módulo II: Caldense e Ituiutaba. Se ambos tropeçarem domingo, manterão as chances de o Coelho se manter na elite. A Veterana enfrenta o Tupi, em Poços de Caldas, e o time do Pontal do Triângulo joga contra o Villa Nova, em casa. Mesmo se ganhar hoje, o América pode cair, matematicamente, domingo, caso a Caldense vença o Tupi.
Se tudo der certo para o Coelho, a missão será retomada na última rodada da fase de classificação, quando o time receberá o Democrata-SL, no Independência. Mais uma vez, precisará vencer e, então, torcer por vitórias do Ipatinga sobre o Ituiutaba, no Ipatingão; e do Cruzeiro sobre a Caldense, no Mineirão.
TIMES
Na partida desta noite, o América não terá o atacante Euller, que ainda reclama de cólicas renais; o lateral-direito Luiz Felipe, liberado por causa de problemas pessoais; e o atacante Daniel Morais, que pediu dispensa à diretoria, depois de um assalto ao prédio em que mora. O volante Aldo será improvisado na lateral, enquanto Márcio Diogo e André formarão o ataque.
Indiferente aos problemas do adversário, o Rio Branco entrará disposto a vencer, para se reaproximar dos quatro que se classificam às semifinais. O técnico Alemão não contará com o zagueiro Fábio Paulista (que defendeu o América ano passado), suspenso. O armador Wendel, que sofreu pancada no joelho direito, e o lateral-direito Pepe, com uma contratura na coxa direita, podem dar lugar a Chico Marcelo e Henrique, respectivamente.