terça-feira, março 27, 2007

SÓ A VITÓRIA INTERESSA

Só a vitória, amanhã, às 19h30, sobre o Rio Branco, em Andradas, mantém as precárias chances do América de se manter na Primeira Divisão do Campeonato Mineiro. O Coelho tenta evitar o sexto rebaixamento em sua história, primeiro no Estadual. Todas os cinco anteriores foram no Campeonato Brasileiro. “O time caiu pela primeira vez para a Série B do Nacional em 1979”, diz Carlos Paiva, historiador do clube.
De 1980 a 1989, disputou a Segunda Divisão, quando foi rebaixado para a Série C. A equipe voltou então à B, em 1991, e à A, em 1993. “Depois, o América ficou suspenso por dois anos de competições nacionais, por ter entrado na Justiça comum contra a CBF”, lembra Paiva. Livre da punição, disputou a Série B em 1996 e, no ano seguinte, foi campeão, voltando à elite. Em 1998, caiu novamente para a Série B. Retornou à elite em 2000, na Copa João Havelange, permaneceu em 2001, mas caiu para a B de novo, em 2002. Em 2004, despencou para a C.
Ontem, o técnico Procópio Cardoso comandou treino tático, pela manhã, no CT Lanna Drumond. À tarde, a delegação viajou de ônibus para Andradas. O atacante Euller foi relacionado para a partida, depois de ter passado por cirurgia de fragmentação de pedras nos rins. Ainda esteve no Rio de Janeiro, em audiência na ação que move contra o Vasco, na Justiça do Trabalho.
Outro atacante, Daniel Morais, abalado com o assalto no prédio em que mora, ontem cedo, quando teve seu carro levado, pediu dispensa da viagem, sendo liberado pelo treinador e a diretoria. Outro desfalque é o lateral-direito Luiz Felipe, que foi para o Rio Grande do Sul, alegando problemas particulares.
No treino, o volante Aldo foi improvisado na lateral direita e o ataque foi formado por Márcio Diogo e André. “Acho que fizemos bom jogo contra o Villa Nova (derrota por 2 a 1), apesar do resultado. Está difícil, mas temos de pensar primeiro em nós e vencer os dois próximos jogos, para sair de cabeça erguida”, comenta Márcio Diogo.