terça-feira, março 27, 2007

SEMANA DECISIVA

A duas rodadas do fim da primeira fase, a briga por vagas nas semifinais do Campeonato Mineiro e para escapar do rebaixamento ao Módulo II está acirrada. Algumas posições deverão ser definidas na penúltima rodada, a partir de começa amanhã, com Rio Branco x América, em Andradas, às 19h30. Mas pelo menos o quarto classificado só será conhecido na última rodada, em 8 de abril, domingo de Páscoa.
O Cruzeiro está virtualmente garantido nas semifinais. A vaga só não foi assegurada matematicamente domingo por causa da vitória do Tupi sobre o Ipatinga, em Juiz de Fora. Apenas uma improvável combinação de resultados deixaria a equipe celeste de fora da reta final. Uma vitória sobre o Democrata-SL, sábado, em Sete Lagoas, confirma a classificação. Se houver empate, o time de Paulo Autuori dependerá de tropeços de Villa Nova, Democrata-GV ou Tupi, que jogarão fora de casa, no dia seguinte.
A situação do Atlético é semelhante à do arqui-rival. Triunfo contra o Ipatinga, domingo, no Independência, não assegura a classificação matematicamente. Com 20 pontos, o Galo poderia ser ultrapassado por Cruzeiro e Villa Nova e alcançado por Democrata-GV e Tupi, que têm chances de tirar a diferença no saldo de gols, segundo critério de desempate. O time de Levir Culpi precisa de um tropeço dos concorrentes.
Por outro lado, o Leão do Bonfim pode se classificar se derrotar o Ituiutaba, domingo, no Pontal do Triângulo. Para isso, torce para que Democrata-GV ou Tupi não vença e Rio Branco e Democrata-SL tenham tropeçado em América e Cruzeiro, respectivamente, amanhã e sábado. Com 19 pontos e cinco vitórias, o Villa não seria alcançado por mais de uma dessas equipes.
A quarta vaga nas semifinais não será definida na próxima rodada. Mesmo que o Democrata-GV, atual quarto colocado, vença e o Tupi, quinto, perca, a diferença poderá ser descontada no fim de semana seguinte. Além disso, Democrata-SL, Rio Branco, Ipatinga, Guarani e até Caldense têm chances de classificação. Mas, se os dois primeiros perderem, o Villa empatar e o Democrata-GV vencer, a briga ficará restrita até o quinto colocado, o Tupi.
DRAMA
Quanto ao rebaixamento, a situação continua crítica para o América, que, se não derrotar o Rio Branco, amanhã, disputará o Módulo II em 2008. Mesmo que vença, o Coelho poderá cair domingo, com vitória da Caldense sobre o Tupi, em Poços de Caldas. O outro rebaixado também poderá ser definido no fim de semana, com triunfo do time do Sul de Minas e derrota do Ituiutaba para o Villa, em casa. No caso, a equipe do Pontal do Triângulo fará companhia ao Coelho nas duas últimas posições. Guarani e Caldense também estão seriamente ameaçados pelo descenso.