domingo, março 25, 2007

ATLÉTICO ASSUME A LIDERANÇA PROVISÓRIA


O Atlético é o novo líder do Campeonato Mineiro, pelo menos até este domingo. O Galo conquistou a quarta vitória consecutiva no Estadual, desta vez diante do Ituiutaba, por 2 a 0, neste sábado, no Estádio da Fazendinha. Os gols foram de Vanderlei e Galvão, ambos no segundo tempo. O time alvinegro torce por tropeço do Cruzeiro, que enfrenta o Democrata-GV, no Mineirão, para se fixar na ponta.
O Atlético chegou a 17 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro, que soma 16, com um jogo a menos. Se a Raposa empatar com o Democrata-GV, a liderança ficará com o Alvinegro, pelo saldo de gols. Com o resultado, o Galo empurrou ainda mais o Ituiutaba para a degola. O beneficiado foi o América, que manteve a esperança de continuar no Módulo I, em 2008 - se o time do Pontal do Triângulo vencesse neste sábado, o Coelho estaria matematicamente rebaixado.
O JOGO
Mesmo sob forte calor e sol escaldante, o jogo começou movimentado, até mesmo em função da situação das duas equipes no campeonato. O Atlético, em busca da quarta vitória consecutiva; e o Ituiutaba precisando ganhar para respirar na tabela. Mas o equilíbrio foi a tônica do primeiro tempo, pois os dois times marcavam forte, só partindo no contragolpe.
A primeira chance do Atlético foi aos 7min, quando Éder Luís driblou e chutou no ângulo; Ricardo Gomes saltou e mandou a escanteio. No contra-ataque, Ademilson partiu em velocidade, mas cruzou e ninguém aproveitou. O Galo tinha nítida dificuldade para tocar a bola, enquanto o Ituiutaba tentava acelerar o jogo, mas os erros de passe atrapalhavam.
Aos 14, Marquinhos exigiu boa defesa de Diego. Ele pegou rebote e, de fora da área, chutou com perigo, para o goleiro alvinegro espalmar a escanteio. Na cobrança, Jean Macapá cabeceou sozinho, mas sem direção. Com poucas opções para chegar à frente, o Galo tentava ou cruzamentos ou arremates de longe. O lateral Coelho, esperança no apoio, pouco conseguiu produzir no setor ofensivo.
A pouca efetividade do ataque atleticano refletiu ainda no rendimento de Vanderlei. Isolado na frente, o centroavante também foi presa fácil para os truculentos zagueiros do Ituiutaba. No último bom lance do primeiro tempo, aos 41, Marquinhos entrou na área, em jogada individual, mas chutou cruzado e ninguém aproveitou.
No segundo tempo, o Ituiutaba voltou dando pressão no Atlético, que não conseguia passar do meio-campo. A sorte dos alvinegros é que o adversário tinha pouco poder de conclusão. Aos 6min, Jean Macapá recebeu e girou rápido na área, a bola passou por sobre o gol de Diego. Levir Culpi mexeu logo de cara, sacando Danilinho para a entrada de Germano, para reforçar o combate.
E o técnico atleticano mostrou ter sorte, pois logo a seguir o time abriu o placar. Aos 10min, Marcinho cobrou escanteio pela esquerda, a bola sobrou para Vanderlei desviar, de cabeça, quase no chão, para as redes. Foi o quarto gol do jogador pelo Galo, todos aproveitando o jogo aéreo. Ele quase fez mais um, se não fosse boa saída do goleiro. Em seguida, o camisa 9 deixou o campo para a entrada de Galvão.
O Ituiutaba procurou se recuperar do golpe, se lançando para o ataque em busca do empate e até da virada. E o time da casa voltou a pressionar o Galo, que já tinha Lúcio em lugar de Marcinho, para aproveitar o contra-ataque. Fechado na defesa, o Atlético contou com defesa salvadora de Diego.
Em outro lance, a equipe do Pontal chegou com Thiago, livre, na área. Ele esperou a saída do goleiro e escolheu o canto, mas errou. E foi o Alvinegro quem marcou mais um, aos 35min. Coelho fez ótimo lançamento para Galvão, que apenas tocou na saída de Ricardo Gomes, garantindo os três pontos. O Ituiutaba voltou a ameçar no fim, mas Diego, um dos destaques da partida, mostrou que está em grande forma e evitou o gol de honra do adversário.
FICHA TÉCNICA
ITUIUTABA 0 X 2 ATLÉTICO
ESCALAÇÃO DO ITUIUTABA
Ricardo Gomes, Carlão (Thiago Silva), Marcelo, Geílson e Lima (Betão); Wilson, Rolete, Leandro Moreno e Marquinhos; Jean Macapá, Ademilson- Técnico Roberto Fonseca
ESCALAÇÃO DO ATLÉTICO
Diego; Coelho, Marcos, Vinícius e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu, Marcinho (Lúcio) e Danilinho (Germano); Éder Luís e Vanderlei (Galvão)-Técnico Levir Culpi
GOLS
Vanderlei, 10min, 2º T-Atlético
Galvão, 35min, 2º T- Atlético
Local: Estádio Fazendinha, em Ituiutaba (MG)
Data e hora: Sábado às 15h30
Árbitro: Cléver Assunção Gonçalves-Assistentes: Márcio E. Santiago e Eduardo H. Vieira Campos
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Mineiro