domingo, março 25, 2007

CRUZEIRO PODE GARANTIR CLASSIFICAÇÃO

O Cruzeiro pode ser o primeiro clube a se classificar para a fase semifinal do Campeonato Mineiro. Para isso, basta derrotar o Democrata de Governador Valadares neste domingo, a partir das 16h, no Mineirão, em jogo válido pela 9ª rodada. O time de Paulo Autuori tem16 pontos e o melhor ataque, com 22 gols.
Se terminar a primeira fase como líder, o Cruzeiro terá o direito de jogar a semifinal e uma possível final com a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols. O clube ainda poderia escolher a ordem dos mandos de campo.
O atacante Araújo, artilheiro isolado do Estadual com sete gols, acha que o Cruzeiro não pode se empolgar com a goleada por 6 a 2 sobre o Tupi na última rodada e deve respeitar o Democrata-GV para evitar um tropeço em casa. “Vamos buscar a classificação, mas a gente não pode é falar antes do tempo. Tem que fazer dentro de campo e buscar a vitória para ficar mais tranqüilo”.
O lateral Gabriel discursa na mesma linha. “O mais importante é o Cruzeiro vencer, mesmo que por 1 a 0, e conseguir essa classificação antecipada. O resto é conseqüência”, opinou.
Neste compromisso, o Cruzeiro terá o desfalque apenas do zagueiro Gladstone, suspenso. O seu companheiro de zaga, André Luís, recebeu na terça-feira uma suspensão de 120 dias pela expulsão contra o Ipatinga, em 10 de março, mas foi liberado para o jogo graças a um efeito suspensivo obtido no TJD.
Na defesa, Paulo Autuori vai manter o destro Jonathan na lateral esquerda, mesmo tendo Fábio Santos à disposição. No ataque, Nenê segue como titular. O volante Léo Silva, que foi destaque contra o Tupi, será opção no banco. O capitão Ricardinho retorna de suspensão e formará o meio-campo com Renan, recuperado de edema na coxa, Marcinho e Geovanni.
PANTERA
O Democrata é o terceiro colocado, com 14 pontos, e busca uma posição mais confortável na zona de classificação, uma vez que está ameaçado por Villa Nova, Rio Branco e Ipatinga.
O time dirigido por José Maria Pena está invicto há quatro rodadas. A “Pantera”, como é conhecida, vem de empates por 1 a 1 com América e Tupi e vitórias por 2 a 1 sobre Villa Nova e Ituiutaba.
A única mudança em relação ao último jogo será a entrada de Neto na zaga no lugar de Lúcio, suspenso. O defensor não teme a responsabilidade e o ataque cruzeirense. “Não vai ser um jogo fácil, todos temos consciência disso. Vamos encontrar muita dificuldade, principalmente eu, que estou sem ritmo de jogo, mas acredito que com a empolgação da estréia vamos fazer um bom jogo e trazer um resultado positivo do Mineirão”, disse o jogador.
O segredo para evitar os gols celestes, na opinião de Neto, será anular Araújo. “Ele, como todo o ataque deles, é muito rápido, então nós vamos marcar em cima. Não podemos dar espaço”.
Tabu
O Cruzeiro vai defender um tabu de quase 12 anos sem derrota para o Democrata-GV. A última derrota celeste para a “Pantera” foi em 16 de abril de 1995. Os democratenses venceram por 2 a 1 no Mineirão. Desde então, em 12 duelos, o Cruzeiro venceu nove e empatou três. (UAI)
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X DEMOCRATA GV
ESCALÇÃO DO CRUZEIRO
Fábio; Gabriel, André Luís, Thiago Heleno e Jonathan; Renan, Ricardinho, Geovanni e Marcinho; Araújo e Nenê- Técnico Paulo Autuori
ESCALAÇÃO DO DEMOCRATA GV
Vilar; Marcelinho, Rancharia, Neto e Ernane; Henrique, Toto, Glaydson e Wanderson; Amílton e Carrijo- Técnico José Maria Pena
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e hora: Domingo (25/03), às 16h
Árbitro: Álvaro de Azeredo Qüelhas-Assistentes: Jair Albano Félix e José Carlos de Souza
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Mineiro