domingo, março 25, 2007

FIAT MINAS CHEGOU ONDE TINHA QUE CHEGAR

Pela terceira vez consecutiva, a decisão da Superliga Feminina de Vôlei será entre Finasa Osasco-SP e Rexona Ades-RJ. A equipe paulista garantiu ontem sua classificação ao fechar em 3 a 1 a série semifinal contra o Fiat Minas, com vitória no quarto jogo, por 3 a 2 (22/25, 25/11, 21/25, 25/22 e 15/9), na Arena JK, depois de duas horas e 40 minutos. Ela tentará recuperar o título perdido no ano passado para o time carioca.
Antes do playoff, os técnicos Cebola (Minas) e Luizomar Moura (Osasco), previam que o equilíbrio seria rompido por quem vencesse fora. Na atual competição, as equipes se enfrentaram seis vezes e só ontem, na sexta, o mandante não venceu.
As mineiras começaram melhores. Oscilaram muito, por saber que tinham de empatar a série, para provocar o quinto jogo, na Grande São Paulo. Apesar disso, conseguiram fechar o primeiro set. No segundo, a líbero Michelle chocou-se com a meio-de-rede Marina, da equipe paulista, e deixou a quadra em lágrimas, sentindo muita dor no ombro esquerdo. Abalada, a equipe minas-tenista perdeu feio a parcial.
Michelle retornou no terceiro, depois de fazer aplicação de gelo no ombro. Mesmo sentindo dor, reacendeu o time e a torcida. O Minas cresceu e passou novamente à frente no jogo. O quarto foi equilibrado. Mas, nos pontos finais, prevaleceu a experiência do Osasco, que empatou a partida e provocou o tie-break.
No set decisivo, os nervos ajudaram a derrotar o Minas. O time sofreu de cara três pontos consecutivos – um de saque, um de contra-ataque e outro de bloqueio. Desestabilizado, não conseguiu mais parar as implacáveis adversárias, que abriram larga vantagem e souberam administrá-la para conquistar a vaga nas finais.
CONSOLAÇÃO
Depois do jogo, houve muitas lágrimas na Arena JK. A meio-de-rede Marina, uma das que mais lutaram, lamentava: “Esse grupo tinha potencial para chegar à decisão. Foi um trabalho maravilhoso, que começou com derrotas. Depois, demos uma virada. Tínhamos condições de ir além. Uma pena.”
O técnico Cebola anunciou, com o apoio das jogadoras, um novo objetivo. “Queremos o pódio. Vamos disputar a medalha de bronze com a Cimed Macaé-RJ e temos de conquistar esse objetivo. É pelo menos um pequeno prêmio para tanto trabalho, tanto esforço dessas meninas. Não podemos nos esquecer de que o time é jovem, tem muito futuro.”
No Finasa, a líbero mineira Arlene, aos 37 anos, festejava a chance de disputar mais uma final. “Nós mostramos superação e temos um motivo a mais para querer muito esse título, que é vingar a derrota do título no ano passado.” Com 19 pontos, a ponteira Natália foi a principal pontuadora do jogo.
Minas: Ana Tiemi, Joycinha, Marina, Natália, Thaís, Fernanda Garay e Michelle (líbero); depois Mary Hellen, Estela e Lia. Osasco: Fabiana Berto, Paula Pequeno, Valeskinha, Carol, Natália, Elisângela e Arlene (líbero); depois Mari, Raquel, Adenizia e Silvana.