terça-feira, fevereiro 27, 2007

FIAT MINAS AMANHÃ EM SÃO PAULO


O nervosismo da estréia nas quartas-de-final da Superliga Feminina de Vôlei já ficou para trás, depois da vitória sobre o Pinheiros Blue Life-SP por 3 a 0 (25/18, 25/18 e 25/21), sábado, na Arena JK. Para o segundo jogo da melhor de cinco, amanhã, às 20h, em São Paulo, a preocupação do técnico do Fiat Minas, Cebola, é manter o equilíbrio e a concentração. Novo triunfo sobre o time paulistano dará ainda mais tranqüilidade aos mineiros, pois obrigará o adversário a vencer três jogos consecutivos, dois deles em Belo Horizonte, para passar às semifinais.
Para o treinador, o Minas teve início de jogo nervoso e recuperou aos poucos a tranqüilidade. “A equipe bloqueou com muita eficiência, mas temos muito mais a evoluir nos vários fundamentos. Nossa tática encaixou e conseguimos superar o Pinheiros no primeiro jogo. O playoff é outro campeonato. Vamos enfrentá-los de novo, agora em São Paulo, onde certamente as coisas serão mais difíceis, porque eles vão estudar mais o nosso jogo e criarão mais dificuldades. Mas é sempre importante sair na frente numa série equilibrada como esta.”
O grau de dificuldade esperado por Cebola em São Paulo influenciou nas substituições que ele fez no terceiro set, quando pôs em quadra Ednéia, Estela e Lia, sem abalar a boa atuação do conjunto. “É preciso que todas as jogadoras estejam com ritmo forte nesta fase decisiva.”
A importância do bloqueio pode ser resumida na atuação da atacante Fernanda Garay, que marcou, nesse fundamento, 10 de seus 15 pontos – foi a melhor bloqueadora da rodada. “Fico feliz, pois o que aconteceu foi fruto de muito trabalho, não só meu, mas de todo o grupo”, diz ela. Outro destaque foi a atacante Joycinha, a pontuadora da partida (16) e escolhida a melhor defensora. Thaís foi a mais eficiente na recepção.
MASCULINO SEGUE INVICTO
O bloqueio parece ser também fundamento prioritário no Telemig Celular Minas, que conquistou a 21ª vitória na Superliga Masculina, em igual número de jogos, ao fazer 3 a 2 no São Caetano-SP, fora, e manter a liderança isolada. É o único invicto. Apesar da vitória, o time alternou altos e baixos. “Foi um dos jogos mais difíceis que tivemos, não só pela boa atuação do adversário, mas porque erramos muito também. Temos de diminuir esse percentual negativo para não sofrer tanto e não ter desgaste além do necessário”, analisa o técnico Mauro Grasso. A próxima partida é quinta-feira, contra o Shopping ABC Santo André, no ABC paulista.
O outro mineiro na competição masculina, Sada Betim, conquistou a 12ª vitória, segunda consecutiva sob a direção do novo técnico, Talmo, e também vai atuar quinta-feira no ABC, em São Bernardo, contra o Santander Banespa. O jogo vale o quinto lugar, atualmente em poder dos paulistas, com dois pontos e uma vitória a mais.