sábado, março 10, 2007

AMÉRICA JOGA TUDO HOJE NO HORTO


O América está encarando o jogo contra o Tupi, hoje, às 18h10, no Independência, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, como uma verdadeira final. Sem vencer desde 24 de janeiro, quando derrotou o Ituiutaba, também no Horto, por 1 a 0, o Coelho tem dado vexame, pois ocupa a lanterna do Estadual, com apenas 4 pontos.
Se não se recuperar rapidamente, corre o sério risco de não se classificar para a Série C do Campeonato Brasileiro e, o que é pior, ser rebaixado para o Módulo II. Para não cair, o time precisa de mais oito pontos, o que corresponde a duas vitórias e dois empates em cinco jogos. Mas isso é pouco para reduzir a irritação dos torcedores, que não admitem que o clube fique fora da competição nacional.
Para alcançar a vaga no torneio, a tarefa é mais árdua. Será preciso somar mais 12 pontos, ou quatro vitórias, nos cinco jogos restantes. O time chegaria a 16 pontos e, provavelmente, ficaria com a última das três vagas destinadas a Minas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Para sairmos dessa situação, só nos resta fazer os gols e pontuar. Não há outra alternativa”, disse o armador Márcio Serrão.
O técnico Vantuir Galdino sabe que somente a vitória mantém a equipe viva em busca de seus objetivos. “A busca pela vitória será constante. Os pontos que precisamos têm que ser obtidos a partir de agora para, até mesmo, chegarmos entre os quatro primeiros”. Para alcançar a semifinal, o América precisa vencer todos os cinco jogos, o que o deixaria com 19 pontos. A chance é apenas matemática, mas existe.
Quanto ao time, o esquema será mesmo o 4-4-2, mas André deve perder a vaga no ataque para Daniel Morais. O volante Aldo, por sua vez, pode atuar no meio-campo ou improvisado na lateral direita. Se Galdino escolher essa opção, Donizete Amorim será um dos volantes.
Outro jogador que não estava tendo chance na equipe foi emprestado. O goleiro Cleyton, de 25 anos, vai defender o Uberaba, segundo colocado do Módulo II. O atleta assinou contrato com o time do Triângulo Mineiro até julho. Já o armador Breno, de 15 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-15. Ele fará parte da delegação que vai disputar a Copa Internacional do Mediterrâneo, em Barcelona, na Espanha, entre 4 e 8 de abril.