quinta-feira, março 29, 2007

ATAQUE TEM FEITO A DIFERENÇA

O Cruzeiro vive hoje duas realidades: a eficiência do ataque, que marcou 25 gols nos nove jogos do Campeonato Mineiro, sendo o melhor da competição, e uma defesa que é uma dor de cabeça para o técnico Paulo Autuori (levou 15 gols e está entre as piores).
Para que haja um equilíbrio dos dois setores, haverá mudanças contra o Democrata-SL, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, sábado, às 15h30, pela 10ª e penúltima rodada da primeira fase. Gladstone e Luisão estão confirmados na zaga, saindo Thiago Heleno e André Luís, este por suspensão. No ataque, Leandro Domingues poderá ter a primeira oportunidade começando uma partida.
Leandro atuou três vezes, entrando apenas no final. Está totalmente recuperado dos problemas de contusões e Autuori acha justo que tenha seu momento para jogar os 90 minutos e mostrar efetivamente seu futebol. Marcou um dos gols da goleada por 4 a 0 sobre o Guarani: “Tenho treinado muito, mas ainda não sei se vou atuar contra o Democrata”, diz o armador, que atua como um terceiro atacante.
Não está decidido quem sai para que Leandro possa jogar. A tendência é que seja Geovanni, mas o técnico também pode dar um descanso para Marcinho, que atuou todos os 12 jogos de 2007. Autuori ainda não decidiu pela escalação: “O aproveitamento de Leandro pode ser na última partida, contra a Caldense, no Mineirão”. Será mais uma experiência, privilégio de quem lidera o Estadual, com 19 pontos.
No Vitória, Leandro Domingues foi goleador e espera ser feliz também no Cruzeiro. No treinamento de ontem, mostrou competência ao lado de André Luís, Anderson, Rômulo, Araújo, Luis Fernando (dos juniores) e outros que estavam se destacando na pontaria. Também nessa atividade, Araújo mostrou por que é a estrela do Cruzeiro em 2007, com nove gols no Estadual. Seu aproveitamento foi excelente.
Competência
Dos nove gols, Araújo marcou quatro de cabeceio e cinco de finalizações. Quanto aos dribles, que estão fazendo com que seu futebol fique ainda mais vistoso, ele explica que são lições ainda do tempo em que jogava futsal, em Pernambuco: “Como o espaço da quadra é pequeno, você aprende a driblar rápido para sair do adversário”.
Depois dele, aparecem Nenê, Gabriel e Marcinho, com três gols; Gladstone e Rômulo, com dois. O destaque também é para o volante Ricardinho, autor do único gol do Cruzeiro na Copa do Brasil, na vitória por 1 a 0 sobre o Veranópolis, no Mineirão, resultado que garantiu a classificação para a segunda fase, contra a Portuguesa. No jogo de ida, no Canindé, houve empate por 0 a 0. O de volta será na outra quinta-feira, às 21h45, no Mineirão. Com o gol de Ricardinho, o time soma 26 em 12 jogos na temporada. Na Copa do Brasil, não levou gols.
O resultado do bom aproveitamento do ataque, para Autuori, é a proposta de jogar em função do gol, explorando as características de cada um: “Estamos ainda nos ajustes, longe do ideal, começando um trabalho. As falhas, principalmente da defesa, estão sendo avaliadas e com os treinamentos buscaremos a evolução”.
Como está ameaçado de perder o zagueiro André Luís por 120 dias – joga graças a efeito suspensivo – agravado com a instabilidade da defesa, o Cruzeiro busca reforços para o setor. Depois do Campeonato Carioca, vai chegar o zagueiro Leo Fortunato, de 24 anos, do Madureira.